sábado, 28 de setembro de 2013

Descarbonização.



 A descarbonização ou limpeza precede a qualquer trabalho bem feito, principalmente se tratando de cabeçotes de motores, que na maioria são oriundos de motores já utilizados ressalvas quando são novos.  No primeiro caso estão contaminados por óleo e carbonização de sua utilização a limpeza e primordial para um boa avaliação e posterior inicialização do projeto.

 Existem diversas maneiras para tal, aqui cito as duas maneiras que utilizo, a primeira consiste em lavagem química em um temperatura de aproximadamente cem graus; Neste fase já temos o cabeçote totalmente desmontado.

 Posteriormente executo o jateamento em um jato de abrasivos conhecido como jato de areia, por questões técnicas e legais utilizo como abrasivo granalha de esfera de vidro que tende a dar um bom acabamento e uma excelente limpeza.

 Saliento que tecnicamente o processo de jateamento não é recomendado pelo simples fato do excesso de contaminação do abrasivo principalmente nos dutos de lubrificação. Portanto para se utilizar esse processo tem-se que ter extremo cuido na limpeza final em respeito a galerias de lubrificação.

Na sequencia o processo de descarbonização.





Aqui um projeto em andamento, cabeçote 16-V VW.














Observe a grande contaminação mesmo após a lavagem em alta temperatura.
















Como mostrado tem-se o cabeçote limpo (Jateado) facilitando o processo de avaliação da estrutura para futuras correções e desenvolvimento do trabalho.




 Este cabeçote que denomino Projeto **N-P** será desenvolvido para uso misto Pista, Rua dia a dia.















Atente para a perfeição na descarbonização para posterior trabalho de dutos.





















 Com esta pequena introdução trago uma nova maneira de compartilhar os serviços prestados por mim, já vislumbrando próximos trabalhos; Mostrando que para os tempos de hoje o cliente tem que estar ciente das reais possibilidades que um trabalho bem executado pode trazer.

Agradeço pela visita....Hotz.